Bento Gonçalves - Rota das Cantinas Históricas
- Jeancarlos Marmentini
- 22 de jun. de 2021
- 3 min de leitura

Mergulhar na cultura da uva e do vinho estando no Rio Grande do Sul não é difícil.
Na região serrana especialmente nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias, mas também em toda a extensa região que começa em Marau no norte do estado e segue por uma longa faixa de terra que envolve a serra e os campos de cima da serra, para o lado que você for, o vinho, o queijo, o salame, a copa, as massas, os pães e tudo mais, vão estar com você.
Hoje vamos destacar um dos roteiros que fazem parte da região serrana e que tem início em uma pequena localidade, praticamente ao lado da cidade de Bento Gonçalves, que é o distrito de Faria Lemos.
O que vou abordar hoje é o que se conhece como Turismo de Experiência!

Hoje o destaque é para a Rota das Cantinas Históricas em Bento Gonçalves.
Na serra gaúcha é como estar nos vales europeus!
Suas videiras agarradas às montanhas ficam carregadas de uva no verão, proporcionando uma beleza única. E o que dizer então das opções de lazer?
Em Faria Lemos funciona um parque temático que transporta o turista para a época da colonização italiana no estado.

Enoturismo na Vinícola Dal Pizzol: O espaço de Enoturismo dos Vinhos Dal Pizzol é o local que funciona o Eco Museu da Cultura do Vinho. Um museu a céu aberto que tem reconhecimento Internacional.
O espaço é grande, tem 80.000 m², uma área de 8 ha com lago, espaço de visitação, enfim, tudo para fortalecer a tradição milenar da cultura do vinho.
O parque além de grande é muito bonito.

Tem bastante área verde com máquinas do tempo da colonização italiana, animais exóticos como um cisne negro, pavões, tem ovelhas e muita galinha de Angola.
A família Dal Pizzol chegou ao Brasil em 1878, mas foi só em 1974 que começou a produzir vinhos. Antes a família trabalhava no ramo da olaria e os fornos que faziam tijolos, agora abrigam garrafas, são 400 variedades de vinho de 33 países.

A vinícola também faz eventos gastronômicos para os turistas ao ar livre.
Segundo Andressa Tonini, bióloga e enóloga da Vinícola Dal Pizzol, o Eco Museu recebe público de todo o Brasil. Pessoas que visitam para apreciar e conhecer esse tipo de cultura. “As pessoas vêm aqui para o nosso espaço e é um hábito muito comum. Eles sabem que temos uma maneira de tratamento toda especial com o turista e essa particularidade a gente tentar oferecer para o nosso visitante como uma experiência única”. Destacou a Andressa.
O parque conta também com sala de exposição do Museu do Vinho. Centenas de garrafas de vinhos locais e estrangeiros compõem a riqueza histórica do espaço.
Arquitetura histórica: Outra atração da rota são os casarios construídos no final do século XIX e início de século 20.

Estes casarões ficam em linha Paulina, no caminho de quem vai de Faria Lemos a Bento Gonçalves. É um cenário diferente em meio à paisagem...
A rota tem também para visitação a imagem da estátua em homenagem a Dom Perignon, monge beneditino da metade do século XVII. Ele era um alquimista e foi um dos responsáveis pela descoberta do champanhe.

A estátua fica dentro da rota em um local bem no alto, próximo ao acesso da Vinícola Dal Pizzol e está ali como que um guardião daquele belo lugar.

Cristofoli Vinhos de Família: Esta cantina que funciona logo na chegada a Faria Lemos no sentido Norte/Serra é administrada pela família que cultiva desde sempre uvas vitis viniferas autóctones da Itália em seus vinhedos. São elas: Sangiovese, Moscato, Peverella, Barbera e Bonarda.
Conversamos com a Bruna Cristofoli que é enóloga e trabalha na cantina da família. Para ela é um grande prazer trabalhar na vinícola “porque nós crescemos aqui, essa é a nossa vida, é o nosso dia a dia, então a gente tem muito prazer em receber quem vem nos visitar”.
Ela explica como funciona o atendimento para o visitante. “Nós trabalhamos sempre com grupos pequenos e temos uma série de experiências a oferecer.
"Experiências com refeições ou somente com a degustação de vinhos, mas tem também passeios pelos parreirais, piquenique, tour do vinho e muito mais”, explicou Bruna.
A rota das cantinas históricas é apenas uma opção de uma série de roteiros e atrativos que a cidade de Bento Gonçalves oferece.
A cidade de Bento Gonçalves conta com um empresariado preparado para o turismo. Isso porque ao longo de mais de 30 anos, muitos negócios foram se desenvolvendo. Hoje são mais de 250 empreendimentos no turismo da cidade, seja na hotelaria, gastronomia, entretenimento, lazer, nas compras, além de algumas particularidades muito especiais da Rota das Cantinas Históricas que é o turismo de experiência.



O lugar tem algumas das principais e mais lindas paisagens da região.
Dica: Venha para Bento Gonçalves, pesquise sobre os roteiros e locais de visitação e aproveite tudo que a serra pode te oferecer.
Comentários