Evangelista: uma vila histórica "escondida" no tempo e no espaço
- Jeancarlos Marmentini
- 23 de jan.
- 3 min de leitura

Olá amigo viajante e apaixonado por conhecer lugares e sempre novas opções para ter onde ir e o que fazer. Hoje, vamos falar sobre a vila histórica de Evangelista, a 10km de Casca/RS, cidade no norte gaúcho, sul do Brasil, e que mantém conservada a história, arquitetura, culinária, língua e o jeito dos imigrantes italianos que chegaram por estas terras.
Acompanhe nosso relato no blog É Bom Viajar, porque acreditamos que viajar é bom para aprender, aprender é bom para evoluir e evoluir é bom para crescer como ser humano. Venha conosco e saiba mais sobre a vila histórica "escondida" no tempo e no espaço, no Sul do país.
Sobre Evangelista
é uma pequena cidade que foi colonizada principalmente por imigrantes italianos, que ainda hoje preservam muitos elementos da cultura, dialeto e culinária.
Com menos de 10 mil habitantes, Casca é uma cidade tranquila conhecida como “Capital Gaúcha do Leite” e tem no distrito de Evangelista, sua maior riqueza, uma vila histórica cultural e turística.

O município de Casca RS foi criado em 15 de dezembro de 1954 e a cidade fica a 608m de altitude, distante 238km da capital gaúcha.
a Vila Histórica Evangelista é um distrito de Casca RS, uma vila repleta de construções históricas bem conservadas, onde o tempo parece que parou. É a atração número 1 na lista do que fazer em Casca RS.

História do lugar
O Distrito de Evangelista foi colonizado no início do século XX por imigrantes italianos vindos das primeiras colônias da serra gaúcha, fazendo parte então da colônia de Guaporé. Teve grande desenvolvimento entre as décadas de 1920 e 1950 principalmente com a instalação de várias agroindústrias, comércio e serviços, porém com a falência do Frigorífico Guaporense houve desesperança para a população, sendo que posteriormente a este fato ninguém mais investiu na vila.

Estrutura de Evangelista
Evangelista ostenta alguns casarões centenários em uma comunidade rural marcada pela simplicidade e hospitalidade de seu povo. A maioria dos casarões são de madeira como era de costume dos imigrantes italianos.
Ao lado do casarão da principal esquina da Vila Evangelista há uma antiga bomba de combustível, um pouco mais à frente fica o casarão da Família Franciosi e o antigo frigorífico.
No centro da vila fica a pequena Igreja Santo Antônio junto à Praça da República. Ao lado do salão da comunidade, fica o memorial em forma de arco, homenagem ao soldado local Ângelo Pelinson, lutou na Segunda Guerra Mundial.
Atrás do memorial, inicia-se uma trilha iluminada que conduz até a Gruta de Nossa Senhora do Carmo, situada ao lado de uma pequena cascata.
Em meio à vila, quase que escondida há uma pequena ponte romana junto ao riacho, lindo local para fotos. Junto a ela fica o sofisticado restaurante Palazzo Veneto, todo feito em pedra.

Onde comer e onde ficar em Evangelista?
A vila de Evangelista possui dois ótimos lugares para unir boa gastronomia, com opções para passar a noite.
Falo do La Taverna Restaurante e Eventos que reúne gastronomia italiana típica, espaço para realização de festas e comemorações, além de um lugar a beira do córrego para dormir e ficar um momento a dois com privacidade, sem perder a essência da vida rural.
Já a outra opção e mais requintada é o Palazzo Veneto, restaurante de culinária italiana requintada, com quatro chalés exclusivos e criados para uma experiência de conforto.

Como chegar
A Vila Evangelista fica a 10 km da cidade de Casca, com quase todo o percurso pavimentado através da RS-129.








Comentários