top of page

Lisboa – a capital portuguesa!

  • Foto do escritor: Jeancarlos Marmentini
    Jeancarlos Marmentini
  • 4 de mai. de 2021
  • 6 min de leitura

Atualizado: 6 de mai. de 2021


ree

Lisboa é uma cidade litorânea que fica a margem do oceano Atlântico. A sua localização privilegiada na desembocadura do rio Tejo tornou-a uma das cidades mais importantes da Europa e consequentemente na capital de Portugal.


Localizada na região centro-oeste do país a cidade está dividida em 53 freguesias (que consiste na menor divisão administrativa em Portugal e no antigo Império Português, semelhante à paróquia civil dos outros países. Trata-se de subdivisões obrigatórias dos municípios onde todos têm pelo menos uma freguesia).


Sua fundação aconteceu pelos antigos Fenícios sob o nome de Alis Ubbo (Porto Seguro) sendo depois conquistada pelos gregos e cartaginenses.


Foi capital da Lusitânia Romana com o nome de Olissipo. Após a queda dos Romanos virou parte do reino Suevo de Galícia.


Também esteve nas mãos dos muçulmanos onde Afonso II, o Casto, a recuperou por dez anos (798 a 808). A reconquista definitiva aconteceu em 1147 e a e emancipação total em 1179.


ree

ree

ree

Hoje a população de Lisboa está em aproximadamente 600 mil habitantes.

A cidade conta com muitos locais para se visitar.


São praças, parques, museus, mirantes, palácios, castelo, enfim, é uma infinidade de atrações.


ree

ree

ree

ree

Aqui, vou separar os lugares que fui e penso ser legal compartilhar para você que ainda não viu e sonha em um dia conhecer, ou ainda, para aquela pessoa que esteve, passou por estes lugares e quer reviver o momento porque é bom viajar, não é?


É muito legal conhecer locais diferentes. Então, vamos lá!


ree

Praça do Comércio: Construída onde antes era o Palácio Real, destruído no grande terremoto de 1755, hoje a praça é a mais importante de Lisboa e por décadas foi a porta da capital portuguesa para o comércio marítimo. A praça é formada por um conjunto de edifícios instalados em três dos seus lados e está aberta do lado sul, em direção ao rio Tejo. Era por ali que chegavam os barcos mercantes a Lisboa. Esta praça é um dos pontos mais visitados da cidade.


ree

ree

A praça conta com o Arco Triunfal da Rua Augusta, criado pelo arquiteto Santos de Carvalho em celebração a reconstrução da cidade depois do grande terremoto. A obra terminou em 1873 e suas estátuas representam entre outros Vasco da Gama e o Marquês de Pombal.


ree

No centro está a estátua equestre de José I. Esculpida em bronze por Machado de Castro em 1775, representa o rei português durante a época do terremoto de Lisboa.


Café A Brasileira: Não tem como você brasileiro ou qualquer pessoa apaixonada por literatura, não viajar a Lisboa e dar uma paradinha neste café. Localizado no bairro de Chiado, o estabelecimento foi inaugurado em 1905 por Adriano Telles, um jovem português que após viajar ao Brasil se especializou nos negócios do café.


ree

ree

No café A Brasileira nasceu o termo “bica”, usado até hoje pelos lisboetas para se referir a um cafezinho. O poeta Fernando Pessoa costumava tomar uma “bica” acompanhada de um queque quentinho – muffin tradicional do país. No local tem uma estátua (desde 1980) imortalizada do poeta português sentado a uma mesinha da calçada bem em frente ao café.


ree

Catedral de Lisboa (Sé de Lisboa): Em estilo inicial Românico, ao longo dos anos as inúmeras reformas misturaram diferentes estilos que fazem do templo um lugar especial. Do lado de fora, grandes muros que funcionam como campanários remetem a catedral as antigas fortalezas medievais. A fachada ainda conserva seu estilo românico do século XII.


ree

Do lado de dentro vemos alguns sarcófagos do século XIV e uma chamativa capela gótica do mesmo período. Além de constatarmos restos romanos, árabes e medievais que foram escavados nos últimos anos. Estas escavações arqueológicas ficam no claustro da catedral e a visita é paga, mas vale muito a pena.


ree

ree

Na parte superior da Catedral de Lisboa fica a sacristia, ali é possível visitar o tesouro. São quatro salas com peças religiosas como vestimentas, joias e relíquias de diferentes épocas da história portuguesa.


Castelo de São Jorge: Esse é um dos principais pontos turísticos de Lisboa. Situado no cume da colina de São Jorge, a mais alta da cidade, é um local para ser visitado com calma em razão da quantidade de história que o espaço conserva.


ree

ree

Construído no século V pelos visigodos e ampliado pelos árabes no século IX, foi ainda modificado no reinado de Afonso Enriques. Seu período máximo de esplendor aconteceu do século XIII até início do século XVI, época em que o castelo foi ocupado pelos reis de Portugal.


O castelo conta com 11 torres, um pequeno museu, um bar e um restaurante. Do alto da fortaleza você terá a melhor vista do lado leste de Lisboa.


ree

ree

ree

ree

Mosteiro dos Jerônimos: Esse ponto turístico é junto com a Torre de Belém, a visita mais importante de Lisboa. E não sou só eu que estou dizendo isso, as principais agências de turismo do país reconhecem estes dois pontos como fundamentais para se visitar.


ree

ree

ree

No interior do Mosteiro dos Jerônimos está a tumba de Vasco da Gama.


Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983, o mosteiro foi criado pelo arquiteto Diogo de Boitaca e começou a ser erguido em 6 de janeiro de 1501 e finalizado no final do século XVI (quase 100 anos depois).


ree

ree

ree

ree

ree

O Claustro do Mosteiro dos Jerônimos é ainda mais impactante que o da Catedral de Lisboa. No percurso o visitante pode olhar a igreja em sua parte superior e a visitar a tumba de Fernando Pessoa. Também há uma sala dedicada à evolução dos mosteiro e sua relação com a história de Portugal e do mundo.


Torre de Belém: construída entre 1515 e 1519, é obra de Francisco de Arruda. Também foi declarada pela UNESCO em 1983 Patrimônio Cultural da Humanidade.

Situada na desembocadura do rio Tejo, serviu no início para a defesa de Lisboa, mais tarde virou centro alfandegário e farol.


ree

ree

Ao entrar no térreo você encontrará 16 janelas com canhões defensivos e também poderá visitar os fossos e buracos por onde jogavam os prisioneiros. A torre tem cinco andares e termina em um amplo terraço.


ree

ree

ree

ree

Os andares se conectam por uma única escada em caracol onde nos dias lotados pode ter longas filas. Vale ressaltar que a escadaria é um pouco apertada (claustrofóbica) e se você vai com crianças, aí sugiro que elas tenham um pouco mais de idade. Já presenciei locais assim com pais com carrinhos de bebê e a missão que foi para eles subirem as escadarias (surreal).


Os andares da Torre de Belém de baixo para cima: Sala do Governador, Sala dos Reis, Sala de Audiências, Capela e Terraço.


ree

ree

A Torre de Belém está bem próxima do Mosteiro dos Jerônimos e aqui fica a dica: combine as duas visitas, elas podem ser feitas com calma durante o dia.


Oceanário de Lisboa: este é o 2º maior aquário da Europa, ficando atrás apenas do L’Oceanogràfic de Valência na Espanha. Em seu habitat convivem mais de 15 mil seres vivos de mais de 450 espécies diferentes.


ree

A instalação do oceanário fica em um edifício no Parque das Nações. O prédio “flutua” na água e a entrada é pelas passarelas. Com dois andares, tudo gira ao redor de um grande aquário central.


ree

ree

ree

ree

Seguindo a visita pela ordem indicada você irá ver as espécies marinhas dos diferentes oceanos da terra (Atlântico, Pacífico e o Índico). No andar superior você verá animais e plantas de superfície, já no inferior estão as espécies marinhas das profundezas.


O aquário central é o mais chamativo, ao menos para mim, dentro do oceanário. Ali você vai ver de perto centenas de espécies como tubarões, arraias e peixes tropicais, mas tem muito, muito mais.


ree


ree

ree

Reserve para essa visita um turno inteiro, mas se tiver tempo, aproveite o dia. Simplesmente porque é espetacular.


Além da visita, você pode passar um bom tempo sentado em frente ao vidro para contemplar a vida marinha que é deslumbrante.


ree

ree

ree

ree

ree

O lugar tem ainda sala de vídeo, espaço temático, exposições, loja de souvenir, recebe escolas para visitação a todo o momento, enfim, é um lugar que não pode ficar de fora do seu passeio, especialmente para famílias com crianças.


Dica:

Para o passeio nos pontos turísticos de Lisboa sugiro que você leve de 30 a 50 EUR para a entrada nos locais. Com esse valor é possível conhecer todos os lugares citados acima. Para almoço ou janta a capital portuguesa oportuniza boa comida com preços médios na faixa dos 17 EUR.



 
 
 

3 comentários


Méri Murari
Méri Murari
05 de mai. de 2021

Encantada com o teu texto Jean parabéns 👏👏👏

Curtir

Maristela Marmentini
Maristela Marmentini
05 de mai. de 2021

Excelente, parabéns pela iniciativa....você tem talento, teus textos são um toque de quero mais.....é bom viajar!!!!

Curtir

xjkw
xjkw
04 de mai. de 2021

Muito bom!!! Ótimo trabalho e textos super informativos, nota 10 !

Curtir
Post: Blog2_Post

©2021 por Jeancarlos Marmentini. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page