top of page

Aveiro – a Veneza Portuguesa!

  • Foto do escritor: Jeancarlos Marmentini
    Jeancarlos Marmentini
  • 14 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de jun. de 2021


ree

A cidade é banhada por uma rede de canais que podem ser navegados pelos típicos barcos Aveirenses chamados de moliceiros. Esse é um passeio imperdível porque passa por todos os pontos turísticos da cidade, desde as marinhas e os palheiros de sal, aos armazéns de peixe e os edifícios históricos no estilo Arte Nova.


Ao passar por estes locais de barco você conhece tudo de uma perspectiva diferente.


Aveiro é conhecida pelos seus belíssimos canais que cortam o centro da cidade e pelos deliciosos doces regionais, mas é um lugar que oferece mais, tem museu, arquitetura histórica, uma bela estação de trem e um centro antigo de ótimos restaurantes e lojas para fazer compras.

ree

ree

Dá pra dizer sem medo que Aveiro é uma cidade charmosa.

Localizada na foz do rio Vouga é formada por um conjunto de ilhas fluviais chamado de Ria de Aveiro.

ree

Se você estiver de carro a cidade de Aveiro fica a duas horas e meia ao norte de Lisboa e a quarenta e cinco minutos do Porto. Outra cidade próxima é Coimbra (cerca de 60 Km de distância).

ree

ree

ree

ree

A terra dos ovos moles: outra característica da cidade são os ovos moles. Isso mesmo, este é um delicioso doce típico e tradicional da região. A receita dessa especialidade leva gemas e açúcar e foi inventada pelas freiras do Convento de Jesus de Aveiro antes do século XIX.


Indicamos a loja das fotos (Confeitaria Peixinho) que é tradicional em Aveiro, com um ambiente acolhedor e doces deliciosos, especialmente os ovos moles.


Moliceiro: outra dica indispensável para quem visita Aveiro é não deixar de fazer o passeio de barco moliceiro.

ree

ree

Esses barcos percorrem os canais da cidade desde o tempo que o lodo da ria, também conhecido por moliço (uma planta aquática) era usado na agricultura da região.


Hoje os barcos coloridos são usados em passeios turísticos pelos pontos mais atrativos da cidade.

ree

ree

Dica: Quando estivemos em Portugal aproveitamos muito o país. Porém, esse conforto só foi possível porque fizemos nossa pesquisa antes de viajarmos, de forma independente, elaborando roteiro, analisando distâncias entre as cidades que iríamos visitar, os locais turísticos, e tudo mais.


Estudamos nossa logística, onde iríamos dormir, qual o custo benefício de ficar em um hotel, hostel, Airbnb, se alugávamos carro, ou andávamos de trem ou ônibus.

Nesta viagem ficamos nas três opções: hotel, Airbnb e hostel.


Hotel no primeiro dia em razão de chegarmos tarde, 21h30min e termos que retirar o carro e se inserir na cidade que nunca havíamos visitado. No outro dia pegamos a chave do Airbnb. A nossa base em Lisboa, foi espetacular.


O decorrer da viagem foi de hostel em Coimbra e novamente Airbnb em Porto. É importante quando você viaja fazer aquilo que mais te agrada.

No nosso caso optamos por fazer nossa própria comida. Para nós o fim do dia é o momento para irmos ao mercado fazermos nossas compras para cozinharmos a noite. Entendemos que esse é o jeito mais próximo que podemos estar da realidade local e da vivência cotidiana daqueles que residem ali.

ree

ree

A oportunidade de acordar cedinho (7h) para pegar um pão fresquinho na padaria e o simples fato de dizer “bom dia” para o atendente que sorri e diz: “és do Brasil, não é?” É muito legal!


Sem contar as caminhadas pelas ladeiras de Lisboa, observando suas sacadinhas pequeninas, floridas, seus sobrados e apartamentos coloridos, enfim, é uma experiência que marca. Tem ainda as fruteiras típicas, com produtos frescos e um atendimento singular que faz você se sentir em uma cidadezinha do interior... É impagável viver isso!

Vou fazer em outro momento um post só sobre a experiência de alugar Airbnb em vez de hotel e como foi passarmos uma noite em um hostel. Imagine você a gente, em família, com uma galera universitária que dorme em quartos coletivos e utiliza banheiros assim também, apenas separados por gênero: homem e mulher.

Foi uma experiência que nunca havíamos vivido... E adoramos!


 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Jeancarlos Marmentini. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page