top of page

Bento Gonçalves - Vale dos Vinhedos

  • Foto do escritor: Jeancarlos Marmentini
    Jeancarlos Marmentini
  • 18 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura

ree

Localizado na região nordeste do Rio Grande do Sul, na serra gaúcha, o Vale dos Vinhedos é um dos cartões postais do estado e da cidade de Bento Gonçalves.


Com uma área total de 81,123 km² em uma altitude média de 742 metros, o Vale dos Vinhedos engloba três municípios da serra: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo dos Sul.


É um roteiro turístico belíssimo com diversas opções de vinícolas, restaurantes, queijarias, lojas de doces e muito mais.

ree

O Vale dos Vinhedos é um local onde gerações passaram, desde a chegada dos primeiros imigrantes, até os dias de hoje. Com a sequência de muitos dos negócios ali instalados, se perpetuou o trabalho e a cultura vitivinícola.

As famílias que começaram o trabalho da produção do vinho e da cultura italiana, sempre buscaram a qualidade e o aprimoramento do produto elaborado. A região hoje é dividida por comunidades que trazem denominações das capelas construídas pelos primeiros colonizadores. Isso é possível observando na ótima localização das placas espalhadas ao longo do roteiro.

ree

O Vale tem uma beleza natural única. Com suas encostas, plantações de videiras e seus pontos de visitação que seguem no decorrer da estrada (em ótimo estado de conservação), é fácil comparar com regiões europeias nas mesmas condições.


Destaco aqui a capacidade de seus funcionários em atender e receber muito bem os turistas que chegam a Bento Gonçalves, sejam eles das mais diferentes regiões e estados do Brasil.

ree

Durante o ano o vale faz a sua metamorfose de acordo com as estações.

Em janeiro, fevereiro e março, no período do verão, o visitante acompanha a vindima, que é o período da colheita da uva e de mergulho na cultura do vinho. Os dias são quentes e as noites amenas, para desfrutar o que a rota oferece.

ree

No outono o Vale dos Vinhedos começa a sua transição das colinas verdejantes para em tons avermelhados e dourados, se transformar em um local que lembra e muito a Europa.


Durante o inverno o que não falta são opções. As vinícolas, queijarias, restaurantes e hotéis mostram que mesmo com a dureza e o rigor do inverno, são inúmeras as possibilidades que a boa mesa oferece.

E na primavera o colorido toma conta de forma especial. A estação dá um toque mais tropical, com um colorido especial.

ree

Destaco que o turismo no Vale dos Vinhedos cresceu muito e rápido após a criação da Aprovale em 1995.


Todo o ano investimentos são feitos para melhorar e ampliar a grande estrutura de atendimento ao visitante.


Hoje, a rica oferta de hotéis, pousadas, restaurantes e queijarias, além de moda em couro, artesanato, biscoitos e chocolates, cosméticos a base de uva, turismo de aventura e agências receptivas, aprimoram a estrutura, valorizam os produtores locais e deixam o roteiro como um dos mais completos do país.

A Aprovale conta com 66 associados e tem como função proteger os produtos por sua Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos e a sua gestão. Também oferece informações sobre o território, turismo, dá apoio para realização de pesquisas científicas e acadêmicas e ainda promove institucionalmente o roteiro.


Esta Indicação Geográfica e a tanto tempo esperada foi adquirida pelo Vale no ano de 2002. Com este reconhecimento o Vale dos Vinhedos pode conceder aos vinhos que estão dentro dos padrões estabelecidos pela Aprovale, o selo de Indicação de Procedência (IP).

ree

A partir de 2012 com o reconhecimento do Vale como Denominação de Origem (DO), sua qualificação mudou de patamar.


Para ostentarem esta classificação os produtos devem obedecer regras mais específicas em relação à produção da uva e à elaboração do vinho.


A importância do conceito de Indicação Geográfica valoriza as características das diferentes regiões de produção e a originalidade dos produtos. Isso porque os vinhos de diferentes regiões, elaborados com a mesma tecnologia, se mostram distintos e com características próprias.

ree

O reconhecimento do Vale dos Vinhedos representou um importante avanço para o desenvolvimento econômico regional. Isso porque o vale foi a primeira região do país a ser oficialmente reconhecida como Indicação Geográfica.


O local apresenta características únicas de solo, clima e topografia.

ree

Estas peculiaridades, somadas à cultura local, resulta em uma região única no mundo.


Uma singularidade que está presente nos vinhos produzidos nesta região.

Dica: Para visitar o Vale dos Vinhedos e conhecer algumas de suas vinícolas eu indico dois tipos de roteiros: o curto e o longo.

O curto você faz em um fim de semana. Você vai visitar de uma a duas vinícolas (e quando falo em visitar é ficar um bom tempo no lugar para ouvir, degustar e conhecer um pouco da história dali) e no decorrer do teu passeio incluir ainda um almoço em um dos ótimos restaurantes da rota. Se der tempo visite Monte Belo do Sul para comprar suas geleias deliciosas. Claro, sem contar com as opções ofertadas pelos ótimos hotéis de Bento Gonçalves (tanto na cidade quanto no Vale dos Vinhedos), além de Garibaldi e Farroupilha.


No roteiro longo, você pode fazer tudo o que está no roteiro curto e muito mais com um detalhe: com mais tempo. Você vai visitar diferentes vinícolas (desde as maiores até as menores), explorar os locais mais afastados do roteiro e não menos interessantes. Também irá usufruir dos programas culturais como as atividades de wine garden (jardim do vinho), passeios de quadriciclo, colheita da uva e produção do seu próprio vinho e muito mais...


Destaco que alguns destes roteiros são baseados na época do ano. Este detalhe você precisa observar.


No período da vindima (colheita e produção do vinho) as ofertas são maiores porque é a época da safra no Vale dos Vinhedos.

O certo é que seja na época da colheita ou fora dela, estar em Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos é uma das grandes experiências para quem admira a cultura italiana.

ree

ree

Com planejamento, um pouquinho de organização e vontade para aprender, conhecer e evoluir, Bento Gonçalves é um ótimo lugar para visitar.


 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Jeancarlos Marmentini. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page