Fátima - Portugal!
- Jeancarlos Marmentini
- 21 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Visitar o Santuário de Fátima em Portugal é estar em solo sagrado.
Cristãos ao redor do mundo visitam o local porque ali, de acordo com a fé Cristã/Católica, foi o lugar que apareceu para três crianças camponesas a virgem Maria, mãe de Cristo.
De acordo com os fatos históricos as três crianças pastorinhas estavam no local onde hoje é o Santuário de Fátima no ano de 1917. O lugar era desconhecido do concelho de Ourém, dentro da área territorial que envolve a freguesia de Fátima.

O Santuário é uma das maiores referências mundiais quando falamos no culto mariano, atraindo peregrinos de todos os continentes.
Em 1917, três crianças pastoras: Jacinta, o irmão Francisco e a prima Lúcia, testemunharam mais de uma vez, sucessivas aparições de Nossa Senhora.
Naquela época a igreja relutou de início sobre o acontecimento e só em 1930 o fato foi reconhecido pelo bispo da cidade de Leiria.
A aparição de Nossa Senhora ganhou um enorme destaque, fazendo que Fátima fosse elevada a Vila em 1977 e a cidade em 1997.

Em 1982 a peregrinação do então Papa João Paulo II, assumido devoto de Nossa Senhora de Fátima, deu fama mundial ao Santuário.
O Papa na época foi até Fátima agradecer por ter sobrevivido a um atentado um ano antes.
No ano de 2000, visitando o Santuário pela terceira vez, João Paulo II anunciou a beatificação de Jacinta e Francisco.

Na história das três crianças a data de 13 de maio é o dia da primeira aparição da virgem Maria. Nos meses seguintes até outubro, outras aparições aconteceram.
Você leitor pode não ser Católico/Cristão, ou ter outra religião, até mesmo ser ateu, mas é inegável que chegando ao Santuário, o visitante sente que ali tem algo especial, seja pela sua grandiosidade, pela espiritualidade ou pelo simbolismo.


Quando você entra no Recinto das Orações, em um dos extremos está a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima com a sua torre de 65 metros.
Ao centro fica o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus e em um dos lados está a Capela das Aparições, local exato onde Nossa Senhora pediu as crianças que construíssem uma capela.


Do outro lado do imenso pátio do Santuário fica a Igreja da Santíssima Trindade - Basílica Menor. Inaugurada em 2007, a igreja é uma moderna obra de arquitetura com 125 metros de diâmetro (sem apoios intermédios) e com capacidade para receber cerca de 8.700 pessoas.
Dica: Aproveite sua visita ao Santuário de Fátima e faça um itinerário pela região. De preferência alugue um carro. Dirigir pelas rodovias portuguesas é uma delícia, são estradas muito bem pavimentadas, sinalizadas e com GPS você vai para qualquer lugar.
Para conhecer a região passe por Leiria, pela costa entre as praias de São Pedro de Moel e Nazaré (a praia das ondas gigantes e que nos meses de outubro a março recebe surfistas do mundo todo para encarar o desafio) e tem ainda dois monumentos classificados como Património da Humanidade, são eles: Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça.








Comentários