top of page

Vila Nova de Gaia – é Porto do outro lado do rio!

  • Foto do escritor: Jeancarlos Marmentini
    Jeancarlos Marmentini
  • 11 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura

ree

Vila Nova de Gaia é uma cidade colada a cidade do Porto, só que do outro lado do rio Douro. Este rio que é importante para o comércio e o transporte das produções vinícolas do norte de Portugal.


Isso porque é a cerca de 80 quilômetros em direção ao interior no vale do Douro, que praticamente a totalidade das vinícolas produtoras de vinho do Porto atuam.

Antigamente os comerciantes já envelheciam e armazenavam vinhos do vale do Douro em grandes armazéns ou caves que ficavam e ficam ao longo das margens do rio Douro. Desse local, a produção de vinhos poderia ser facilmente transportada por barcos e exportada para toda a Europa, muito além do Porto.

ree

ree

O nome e a popularidade do vinho do norte de Portugal se originou em razão da maneira como eram transportados, em tonéis identificados como “Vinho do Porto”.


Foi assim, que a cidade do Porto ficou conhecida como um local de um vinho extremamente saboroso, porém na época, poucos sabiam que na verdade a origem era um pouco mais longe, na região do vale do Douro.


Em 1756 Porto ganhou um nome oficial quando o primeiro-ministro português, Marquês de Pombal, estabeleceu limites e normas para a produção do autêntico Porto do Douro – tornando o Porto uma das primeiras denominações de origem protegidas, depois de Chianti (1716) e Tokaj (1730).

ree

ree

ree

Hoje, a cidade de Vila Nova da Gaia, que fica na margem sul do rio Douro, do outro lado da cidade do Porto, abriga a grande maioria das principais caves de vinho do Porto.


Olhando para a encosta íngreme das colinas a partir do sinuoso rio Douro, as luzes brilhantes da cidade estão intercaladas com os longos telhados das caves de vinho e suas paredes brancas adornadas com os nomes dos produtores.


Para os interessados assim como nós, que quando viajamos não perdemos a oportunidade de visitar uma vinícola, seja aqui no Brasil ou no exterior, Gaia é um ótimo lugar, porque são várias caves, uma próxima da outra e a grande maioria centenárias.

ree

ree

Você pode atravessar a Ponte Dom Luís I do Porto até Gaia a pé, ou pegar o táxi fluvial de madeira que atravessa o rio saindo de Cais de Ribeira, ou ainda através dos ônibus red, blue, yellow do City Tour, se deslocar até algumas das caves disponíveis que oferecem passeios e degustações.

ree

Caves Ferreira: A Caves Ferreira é uma das mais antigas caves de vinho do Porto em Portugal. Criada em 1751 por uma família de viticultores do Douro, a Ferreira é rica em tradição. Fundada por Antónia Ferreira, a matriarca contribuiu significativamente para a consolidação da marca. Uma mulher lendária com uma personalidade única e que virou um mito e símbolo de força, enfrentando as adversidades do Douro no século XIX.

Este passeio é marcante porque oferece uma visão das realizações dessa mulher extraordinária que trabalhava neste setor dominado por homens, além da habitual história do vinho do porto e de seus diferentes tipos, o visitante tem a opção de degustar alguns dos maravilhosos vinhos do Porto de Ferreira.

ree

ree

Ferreira é uma marca com mais de 250 anos e um símbolo da mais alta qualidade da alma e coração portugueses.

ree

Real Companhia Velha: Fundada em 1756 por Alvará Régio do Rei D. José I, a Real Companhia Velha, também conhecida por Royal Oporto Wine Company é a mais antiga produtora e exportadora de Vinhos do Porto.


O Royal Oporto é a sua face internacional por excelência e nos últimos dois séculos angariou reputação entre os mais exigentes consumidores.

ree

ree

ree

As caves centenárias da Real Companhia Velha cobrem uma área com mais de 100.000m2 e abrigam cuidadosamente uma ampla seleção de Vinhos do Porto Tawny envelhecidos em barricas, bem como uma gama dos mais requintados vintages, colaborando que todo o prestígio desta Companhia continue inalterável ao longo de mais de 250 anos.

ree

A Quinta da Boeira: Construída por um emigrante de nome Manuel da Rocha Romariz que havia voltado do Brasil no início do século XIX, registrou-se como exportador de Vinho do Porto em 1850 utilizando dois nomes comerciais para os rótulos: ROMARIZ e BOEIRA.


Estas marcas rapidamente ganharam a consideração e a confiança dos consumidores e distribuidores em razão da sua qualidade, conseguindo expandir-se para vários mercados, entre os quais o português, inglês, francês, o brasileiro, entre outros.


Na visita A Quinta da Boeira o visitante pode conferir uma propriedade belíssima de árvores centenárias e o palacete do início do século XIX.

ree

ree

O Centro de Visitas da Quinta da Boeira é um espaço com características únicas.


Visitá-lo é fazer uma viagem no tempo sem exageros.


Com loja aberta ao público, na Rua Teixeira Lopes, 114, em Vila Nova de Gaia, a cave permite a possibilidade de degustar vinhos de produção própria enquanto visita a exposição de réplicas de naus e galeões do século XV a XVI.

ree

ree

São 23 réplicas de embarcações históricas da época dos Descobrimentos.


Sem exagero, são obras de arte: entre elas constam várias galés, uma nau da armada da Índia, outra nau da armada do Oriente, um galeão da armada do Brasil, todas elas do século XVI e que percorreram o mundo na época dos Descobrimentos.

ree

ree

ree

O capricho e o esmero de quem reproduziu estas réplicas é tão grande que você pode conferir o mais ínfimo detalhe em comparação as originais.


Esta experiência proporciona um aprendizado marcante e inigualável.


Em exposição também está a fragata Rainha de Portugal, do século XIX.


É imperdível!

ree

ree

ree

Dica: Tire um dia inteiro para visitar algumas destas caves centenárias em Vila Nova de Gaia. Você não irá se arrepender.


Além de ser barato a visita, em praticamente todas você degusta ótimos vinhos, houve informações da produção do vinho do Porto, conhece seus locais de armazenagem e estrutura e sem pagar nada por isso.


Já outras cobram um valor pela degustação, com abatimento na compra de um produto, seja desde mini garrafas até os recipientes mais premiados.

O certo é que com no máximo 50 EUR você visita muitas vinícolas, faz compras no Mercado do Bolhão que fica na mesma região e ou, se preferir, come um lanche rápido, beberica um café ou até mesmo almoça em uma das tantas opções localizadas por aquela região.


Vila Nova de Gaia merece toda esta atenção!



 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Jeancarlos Marmentini. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page