Óbidos - a vila murada!
- Jeancarlos Marmentini
- 12 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Uma vila medieval cercada de muros com castelo e igreja bem conservados, labirinto de ruas e casas brancas que encantam quem passa por ali. Conta ainda com bons exemplos da arquitetura religiosa e civil dos tempos áureos da vila. Essa é Óbidos, vila medieval a cerca de 85 km de Lisboa e ideal para um bate e volta desde a capital.
Óbidos é uma cidade localizada no interior de Portugal no distrito de Leiria. O acesso a vila é tranquilo, com rodovias em ótimo estado dentro dos padrões europeus.
A cidade tem cerca de 12 mil habitantes e fica dentro de uma grande muralha da época romana.



O nome Óbidos vem do romano ópido, que significa “cidade fortificada”. A área continua com a mesma metragem da época de 14,5 hectares.
A vila de Óbidos sempre pertenceu ao longo de sua história às diferentes rainhas de Portugal. No passado era entregue como dote a inúmeras princesas do trono português. Fato que lhe deu um ar romântico e peculiar a pequena cidade.



Entre seus pontos turísticos destaquei alguns que você confere a seguir:
Porta da Vila: este era o principal acesso à vila. Decorada com azulejos tradicionais portugueses representando a Paixão de Cristo, hoje é um símbolo da vila por abrigar tanta história. A entrada ainda mantém os escritos medievais da época e faz o visitante ter a sensação de estar ultrapassando um portal de volta ao passado.


Rua Direita: essa é a principal rua da vila histórica. Ela liga a Porta da Vila ao Paço dos Alcaides. É uma rua cheia de comércio e história que conta com casinhas antigas, lojinhas de rua, hotéis, hostels e muito bons restaurantes, todos próximos.
Nesta rua você prova a ginjinha, licor tradicional português e que é delicioso.




Castelo de Óbidos: este castelo serviu como fortificação para a cidade. Localizado em um penhasco na freguesia de Santa Maria, é um símbolo histórico de Portugal.
Foi restaurado e é atualmente um dos mais belos castelos em atividade no país.
Segundo relatos locais já funcionou um hotel em suas instalações, embora na nossa visita o castelo estava fechado, com visitas só por dentro do pátio da fortificação.


Igrejas de Óbidos: a vila histórica tem igrejas belíssimas e que remontam à história da cidade. Recheadas de detalhes e significados, as igrejas são lugares simples, sem nomes suntuosos, mas que vale a pena conferir.
A igreja mais famosa é a de Santa Maria, Matriz de Óbidos.


Aqueduto de Óbidos: logo na entrada da vila tem um grande aqueduto com 3 km de comprimento e construído a mando da rainha D. Catarina de Áustria.
Também recebeu o nome de Aqueduto da Usseira, sendo que revolucionou o sistema de abastecimento de água à vila de Óbidos quando foi criado.

Dica:
A entrada na vila de Óbidos com visitação as igrejas, castelos e tudo o mais é gratuita. É bom levar um dinheiro para comprar souvenirs, tomar um bom vinho português ou degustar de um bacalhau à portuguesa.








Comentários